Análise de Riscos
PROCESSO Nº 23038.000314/2018-18
MAPA DE RISCOS |
INTRODUÇÃO Em conformidade com o Art. 25 da Instrução Normativa n° 5 de 2017 e o Art. 13 da Instrução Normativa 4 de 2014, emitida pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, a Equipe de Planejamento da Contratação deverá identificar os principais riscos que possam comprometer a efetividade do Planejamento da Contratação, da Seleção do Fornecedor e da Gestão Contratual ou que impeçam o alcance dos resultados que atendam às necessidades da contratação. |
IDENTIFICAÇÃO DA EQUIPE DE PLANEJAMENTO DA CONTRATAÇÃO |
|||
Unidade / Setor/ Dpto: |
DGES/CGLOG/CSA |
Data: |
06/03/2018 |
EQUIPE DE PLANEJAMENTO DA CONTRATAÇÃO |
|||
Membro 1: |
Jaqueline de Souza Alecrim |
SIAPE: |
1753437 |
Membro 2: |
Elba Jane Bastos Pereira |
SIAPE: |
2032675 |
OBJETO DA CONTRATAÇÃO |
Contratação de empresa especializada na prestação de serviços de tradução e versão de texto, tradução simultânea e consecutiva e revisão de texto em língua estrangeira, compreendendo todos os materiais e equipamentos necessários. |
1. IDENTIFICAÇÃO DOS RISCOS |
1.1 RISCOS QUE COMPROMETAM O PROCESSO DE CONTRATAÇÃO |
1.1.1. Suspensão administrativa / judicial do certame licitatório 1.1.2. Participação de empresas com qualificação técnica insuficiente para classificação 1.1.3. Valores licitados excessivamente inferiores / superiores ao praticado pelo mercado |
1.2. RISCOS DA GESTÃO CONTRATUAL / CONTINUIDADE CONTRATUAL |
1.2.1. Dificuldade de comunicação com a empresa 1.2.2. Atraso na execução do serviço solicitado 1.2.3. Inexecução total do objeto contratado |
1.3. RISCOS DO OBJETO / SERVIÇO CONTRATADO |
1.3.1. Quantidade insuficiente para o período de 12 meses 1.3.2. Fornecimento de material de baixa qualidade e Equipe de Recursos Humanos sem capacitação para atividade contratada 1.3.3. Atraso na entrega do produto contratado |
2. ANÁLISE DE RISCOS - PROCESSO DE CONTRATAÇÃO |
|||
RISCO 1.1.1 |
Suspensão administrativa / judicial do certame licitatório |
||
PROBABILIDADE |
IMPACTO |
||
( x ) BAIXA ( ) MÉDIA ( ) ALTA |
( ) BAIXA ( x ) MÉDIA ( ) ALTA |
||
2.1 DANOS POTENCIAIS |
|||
|
|||
2.2 AÇÃO / RESPONSÁVEL |
|||
Elaboração do Termo de Referência de forma criteriosa |
Área Técnica |
2. ANÁLISE DE RISCOS - PROCESSO DE CONTRATAÇÃO |
|||
RISCO 1.1.2 |
Participação de empresas com qualificação técnica insuficiente para classificação |
||
PROBABILIDADE |
IMPACTO |
||
( ) BAIXA ( ) MÉDIA ( x ) ALTA |
( ) BAIXA ( ) MÉDIA ( x ) ALTA |
||
2.1 DANOS POTENCIAIS |
|||
|
|||
2.2 AÇÃO / RESPONSÁVEL |
|||
Análise criteriosa da documentação de habilitação técnica |
Área Técnica / pregoeiro |
2. ANÁLISE DE RISCOS - PROCESSO DE CONTRATAÇÃO |
|||
RISCO 1.1.3 |
Valores licitados excessivamente inferiores / superiores ao praticado pelo mercado |
||
PROBABILIDADE |
IMPACTO |
||
( ) BAIXA ( x ) MÉDIA ( ) ALTA |
( ) BAIXA ( ) MÉDIA ( x ) ALTA |
||
2.1 DANOS POTENCIAIS |
|||
|
|||
2.2 AÇÃO / RESPONSÁVEL |
|||
Análise criteriosa da proposta vencedora |
Área técnica / pregoeiro |
3. ANÁLISE DE RISCOS - GESTÃO |
|||
RISCO 1.2.1 |
Dificuldade de comunicação com a empresa |
||
PROBABILIDADE |
IMPACTO |
||
( x ) BAIXA ( ) MÉDIA ( ) ALTA |
( ) BAIXA ( ) MÉDIA ( x ) ALTA |
||
3.1 DANOS POTENCIAIS |
|||
|
|||
3.2 AÇÃO / RESPONSÁVEL |
|||
solicitar no inicio do contrato telefones fixos e celulares, e-mails dos responsáveis da empresa |
Área Técnica |
3. ANÁLISE DE RISCOS - GESTÃO |
|||
RISCO 1.2.2 |
Atraso na execução do serviço solicitado |
||
PROBABILIDADE |
IMPACTO |
||
( x ) BAIXA ( ) MÉDIA ( ) ALTA |
( ) BAIXA ( ) MÉDIA ( x ) ALTA |
||
3.1 DANOS POTENCIAIS |
|||
|
|||
3.2 AÇÃO / RESPONSÁVEL |
|||
Demandar com antecedência e cobrar execução com fiscalização contínua |
Área Técnica |
3. ANÁLISE DE RISCOS - GESTÃO |
|||
RISCO 1.2.3 |
Inexecução total do objeto contratado |
||
PROBABILIDADE |
IMPACTO |
||
( x ) BAIXA ( ) MÉDIA ( ) ALTA |
( ) BAIXA ( ) MÉDIA ( x ) ALTA |
||
3.1 DANOS POTENCIAIS |
|||
|
|||
3.2 AÇÃO / RESPONSÁVEL |
|||
Acompanhar o andamento das providências, fiscalização contínua |
Área Técnica |
4. ANÁLISE DE RISCOS - OBJETO/SERVIÇO CONTRATADO |
|||
RISCO 1.3.1 |
Quantidade insuficiente para o período de 12 meses |
||
PROBABILIDADE |
IMPACTO |
||
( x ) BAIXA ( ) MÉDIA ( ) ALTA |
( ) BAIXA ( x ) MÉDIA ( ) ALTA |
||
4.1 DANOS POTENCIAIS |
|||
|
|||
4.2 AÇÃO / RESPONSÁVEL |
|||
Solicitar aditivo ou providenciar nova licitação |
Área Técnica |
4. ANÁLISE DE RISCOS - OBJETO/SERVIÇO CONTRATADO |
|||
RISCO 1.3.2 |
Fornecimento de material de baixa qualidade e Equipe de Recursos Humanos sem capacitação para atividade contratada |
||
PROBABILIDADE |
IMPACTO |
||
( ) BAIXA ( x ) MÉDIA ( ) ALTA |
( ) BAIXA ( x ) MÉDIA ( ) ALTA |
||
4.1 DANOS POTENCIAIS |
|||
|
|||
4.2 AÇÃO / RESPONSÁVEL |
|||
Solicitar material com antecedência para aprovação prévia e solicitar currículo do RH contratado |
Área Técnica |
4. ANÁLISE DE RISCOS - OBJETO/SERVIÇO CONTRATADO |
|||
RISCO 1.3.3 |
Atraso na entrega do produto contratado |
||
PROBABILIDADE |
IMPACTO |
||
( x ) BAIXA ( ) MÉDIA ( ) ALTA |
( ) BAIXA ( x ) MÉDIA ( ) ALTA |
||
4.1 DANOS POTENCIAIS |
|||
|
|||
4.2 AÇÃO / RESPONSÁVEL |
|||
efetuar uma fiscalização mais efetiva, cobrando os serviços conforme os prazos estipulados no contrato |
Área Técnica |
ASSINATURA DOS RESPONSÁVEIS PELA ANÁLISE |
||
Elba Jane Bastos Pereira Equipe de Planej. da Contratação |
Jaqueline de Souza Cardoso Alecrim Equipe de Planej. da Contratação |
Documento assinado eletronicamente por Elba Jane Bastos Pereira, Analista em Ciência e Tecnologia, em 14/03/2018, às 17:17, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 25, inciso II, da Portaria nº 01/2016 da Capes. |
Documento assinado eletronicamente por Jaqueline de Souza Cardoso Alecrim, Coordenador(a) de Suprimentos, em 10/05/2018, às 16:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 25, inciso II, da Portaria nº 01/2016 da Capes. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site http://sei.capes.gov.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0630525 e o código CRC B6DB1394. |
Referência: Processo nº 23038.000314/2018-18 | SEI nº 0630525 |