Timbre
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR

Análise de Riscos

PROCESSO Nº 23038.000314/2018-18

 

MAPA DE RISCOS

 

INTRODUÇÃO

Em conformidade com o Art. 25 da Instrução Normativa n° 5 de 2017 e o Art. 13 da Instrução Normativa 4 de 2014, emitida pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, a Equipe de Planejamento da Contratação deverá identificar os principais riscos que possam comprometer a efetividade do Planejamento da Contratação, da Seleção do Fornecedor e da Gestão Contratual ou que impeçam o alcance dos resultados que atendam às necessidades da contratação.

 

IDENTIFICAÇÃO DA EQUIPE DE PLANEJAMENTO DA CONTRATAÇÃO

Unidade / Setor/ Dpto:

DGES/CGLOG/CSA

Data:

06/03/2018

EQUIPE DE PLANEJAMENTO DA CONTRATAÇÃO

Membro 1:

Jaqueline de Souza Alecrim

SIAPE:

1753437

Membro 2:

Elba Jane Bastos Pereira

SIAPE:

2032675

 

OBJETO DA CONTRATAÇÃO

Contratação de empresa especializada na prestação de serviços de tradução e versão de texto, tradução simultânea e consecutiva e revisão de texto em língua estrangeira, compreendendo todos os materiais e equipamentos necessários.

 

1. IDENTIFICAÇÃO DOS RISCOS

1.1 RISCOS QUE COMPROMETAM O PROCESSO DE CONTRATAÇÃO

1.1.1. Suspensão administrativa / judicial do certame licitatório

1.1.2. Participação de empresas com qualificação técnica insuficiente para classificação

1.1.3. Valores licitados excessivamente inferiores / superiores ao praticado pelo mercado

1.2. RISCOS DA GESTÃO CONTRATUAL / CONTINUIDADE CONTRATUAL

1.2.1. Dificuldade de comunicação com a empresa

1.2.2. Atraso na execução do serviço solicitado

1.2.3. Inexecução total do objeto contratado

1.3. RISCOS DO OBJETO / SERVIÇO CONTRATADO

1.3.1. Quantidade insuficiente para o período de 12 meses

1.3.2. Fornecimento de material de baixa qualidade e Equipe de Recursos Humanos sem capacitação para atividade contratada

1.3.3. Atraso na entrega do produto contratado

 

2. ANÁLISE DE RISCOS - PROCESSO DE CONTRATAÇÃO

RISCO 1.1.1

Suspensão administrativa / judicial do certame licitatório

PROBABILIDADE

IMPACTO

( x ) BAIXA     

(    ) MÉDIA  

(    ) ALTA

 (    ) BAIXA        ( x  ) MÉDIA      (    ) ALTA

2.1 DANOS POTENCIAIS

  • atraso na assinatura do contrato, prejudicando as atividades do órgão.

2.2 AÇÃO / RESPONSÁVEL

Elaboração do Termo de Referência de forma criteriosa

Área Técnica

 

2. ANÁLISE DE RISCOS - PROCESSO DE CONTRATAÇÃO

RISCO 1.1.2

Participação de empresas com qualificação técnica insuficiente para classificação

PROBABILIDADE

IMPACTO

(    ) BAIXA

(    ) MÉDIA

( x ) ALTA

 (    ) BAIXA        (    ) MÉDIA      ( x ) ALTA

2.1 DANOS POTENCIAIS

  • Atraso no processo licitatório

2.2 AÇÃO / RESPONSÁVEL

Análise criteriosa da documentação de habilitação técnica

Área Técnica / pregoeiro

 

2. ANÁLISE DE RISCOS - PROCESSO DE CONTRATAÇÃO

RISCO 1.1.3

Valores licitados excessivamente inferiores / superiores ao praticado pelo mercado

PROBABILIDADE

IMPACTO

(    ) BAIXA

( x ) MÉDIA

(    ) ALTA

 (    ) BAIXA        (    ) MÉDIA      ( x  ) ALTA

2.1 DANOS POTENCIAIS

  • Serviços de baixa qualidade devido ao custo baixo ou custo muito alto

2.2 AÇÃO / RESPONSÁVEL

Análise criteriosa da proposta vencedora

Área técnica / pregoeiro

 

3. ANÁLISE DE RISCOS - GESTÃO

RISCO 1.2.1

Dificuldade de comunicação com a empresa

PROBABILIDADE

IMPACTO

( x ) BAIXA

(    ) MÉDIA

(    ) ALTA

 (    ) BAIXA        (    ) MÉDIA      ( x ) ALTA

3.1 DANOS POTENCIAIS

  • Atraso ou inexecução do serviço necessário

3.2 AÇÃO / RESPONSÁVEL

solicitar no inicio do contrato telefones fixos e celulares, e-mails dos responsáveis da empresa

Área Técnica

 

3. ANÁLISE DE RISCOS - GESTÃO

RISCO 1.2.2

Atraso na execução do serviço solicitado

PROBABILIDADE

IMPACTO

(  x ) BAIXA

(    ) MÉDIA

(    ) ALTA

 (    ) BAIXA        (    ) MÉDIA      ( x  ) ALTA

3.1 DANOS POTENCIAIS

  • comprometer o andamento do serviços

3.2 AÇÃO / RESPONSÁVEL

Demandar com antecedência e cobrar execução com fiscalização contínua

Área Técnica

 

3. ANÁLISE DE RISCOS - GESTÃO

RISCO 1.2.3

Inexecução total do objeto contratado

PROBABILIDADE

IMPACTO

(  x  ) BAIXA

(    ) MÉDIA

(    ) ALTA

 (    ) BAIXA        (    ) MÉDIA      (  x  ) ALTA

3.1 DANOS POTENCIAIS

  • Transtornos na execução dos serviços internos, se tratando de tradução simultânea pode comprometer a realização de um evento

3.2 AÇÃO / RESPONSÁVEL

Acompanhar o andamento das providências, fiscalização contínua

Área Técnica 

 

4. ANÁLISE DE RISCOS - OBJETO/SERVIÇO CONTRATADO

RISCO 1.3.1

Quantidade insuficiente para o período de 12 meses

PROBABILIDADE

IMPACTO

( x  ) BAIXA

(    ) MÉDIA

(    ) ALTA

 (    ) BAIXA        ( x  ) MÉDIA      (    ) ALTA

4.1 DANOS POTENCIAIS

  • Suspensão dos serviços

4.2 AÇÃO / RESPONSÁVEL

Solicitar aditivo ou providenciar nova licitação

Área Técnica

 

4. ANÁLISE DE RISCOS - OBJETO/SERVIÇO CONTRATADO

RISCO 1.3.2

Fornecimento de material de baixa qualidade e Equipe de Recursos Humanos sem capacitação para atividade contratada

PROBABILIDADE

IMPACTO

(    ) BAIXA

( x ) MÉDIA

(    ) ALTA

 (    ) BAIXA        ( x  ) MÉDIA      (    ) ALTA

4.1 DANOS POTENCIAIS

  • comprometer qualidade do material produzido pela Capes

4.2 AÇÃO / RESPONSÁVEL

Solicitar material com antecedência para aprovação prévia e solicitar currículo do RH contratado

Área Técnica

 

4. ANÁLISE DE RISCOS - OBJETO/SERVIÇO CONTRATADO

RISCO 1.3.3

Atraso na entrega do produto contratado

PROBABILIDADE

IMPACTO

(  x  ) BAIXA

(    ) MÉDIA

(    ) ALTA

 (    ) BAIXA        ( x ) MÉDIA      (    ) ALTA

4.1 DANOS POTENCIAIS

  • comprometer a boa execução dos serviços internos

4.2 AÇÃO / RESPONSÁVEL

efetuar uma fiscalização mais efetiva, cobrando os serviços conforme os prazos estipulados no contrato

Área Técnica

 

ASSINATURA DOS RESPONSÁVEIS PELA ANÁLISE

Elba Jane Bastos Pereira

Equipe de Planej. da Contratação

Jaqueline de Souza Cardoso Alecrim

Equipe de Planej. da Contratação

 

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Elba Jane Bastos Pereira, Analista em Ciência e Tecnologia, em 14/03/2018, às 17:17, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 25, inciso II, da Portaria nº 01/2016 da Capes.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Jaqueline de Souza Cardoso Alecrim, Coordenador(a) de Suprimentos, em 10/05/2018, às 16:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 25, inciso II, da Portaria nº 01/2016 da Capes.


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A autenticidade deste documento pode ser conferida no site http://sei.capes.gov.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0630525 e o código CRC B6DB1394.




Referência: Processo nº 23038.000314/2018-18 SEI nº 0630525